I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo no rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes/RJ


Início > Eventos > I Torneio Ecoanzol de Pesca Embarcada ao Robalo no rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes/RJ
Temas correlacionados: Programas e Projetos > Programas e Projetos > Programa Olhos d'Água > Projeto Centropomus sp de Pesca Esportiva


O I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo do rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes/RJ será realizado nos dias 09 e 10 de junho, celebrando a semana mundial do meio ambiente. O torneio tem a chancela da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj) e Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento-Nova Pesca Brasil (CBPL-NPB), sendo parte do calendário nacional em 2017. O evento pretende trazer 70 partipantes para a prática da pesca esportiva do robalo (Centropomus sp.) nas águas do rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes/RJ.

O torneio traz como pano de fundo a preservação da espécie alvo da prova, do manancial federal e sua bacia hidrográfica. Para tal associado ao circuito de provas serão realizadas atividades de educação ambiental e formação na área a serem realizadas na praça São Salvador e Museu Histórico Municipal. A organização das provas se concentrará no cais da lapa, também no centro do município.

O evento visa também sensibilizar a sociedade e autoridades para o estabelecimento de período de defeso do robalo com o objetivo de preservar da espécie, visto que não há legislação federal que defina esse tempo tão importante no ciclo reprodutivo dos peixes. No período da piracema é comum encontrar redes que atravessam o leito do rio margem a margem culminando na coleta de fêmeas ovadas, com a consequente redução do estoque pesqueiro a cada ano.

Projeto Centropomus sp de Pesca Esportiva da Ecoanzol



Com a realização dos torneios de pesca programados para o ano de 2017 a Ecoanzol retoma as ações de pesca esportiva na região, e lança o projeto Centropomus sp de Pesca Esportiva da Ecoanzol para abrigar todas as ações relacionados ao esporte.

O projeto é integrante do Programa de Gestão Territorial Sustentável "Olhos d'Água", que registra ações realizadas pelos quase 12 (doze) anos de existência da Ecoanzol. Os campeonatos de Pesca organizados em São João da barra nos anos 2009 e 2010 fazem parte dessa história.

O programa "Olhos d'Água" atua com 14 eixos de ação, constituídos a partir das ações realizadas pela Ecoanzol desde 2005 nas vertentes ambiental, social, econômica e cultural segundo o lema do milênio: "Pensar Global, Agir Local".

.
Ação componente dos eixos de ação
PESCA SUSTENTÁVEL
POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
.
.
NÓS
CONTRIBUIMOS!
.

Créditos 
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

.
Ação componente dos eixos de ação
PESCA SUSTENTÁVEL
POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
.
.
NÓS
CONTRIBUIMOS!
.

Créditos
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

--

2 comentários :