I Seminário de Saneamento Básico Saturnino Brito

Início > Eventos > I Seminário de Saneamento Básico Saturnino de Brito
Temas correlacionados: Programas e Projetos


O Saneamento Básico tem sido um dos grandes problemas de nossa sociedade atual. Sua influência na saúde humana e ambiental o torna um grande desafio a ser vencido. Para proporcionar as melhorias necessárias à qualidade de vida muitas medidas vem sendo tomadas, dentre elas a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), dos Projetos Executivos de Esgotamento Sanitário, além das campanhas de limpeza e combate a ligações de esgoto clandestinas realizado pelas prefeituras municipais.

Visando trazer as soluções, e debater os gargalos para a implementações dessas medidas a Ecoanzol apresenta o I Semninário de Saneamento Básico Saturnino de Brito, ressaltando o engenheiro que realizou grandes obras de saneamento do Brasil, com destaque aos canais em Campos dos Goytacazes/RJ e Santos/SP.


Saturnino de Brito

Saturnino de Brito foi o engenheiro responsável por grandes obras de drenagem das baixadas em Campos dos Goytacazes/RJ e Santos/RJ, especialmente, permitindo a ocupação dos territórios com redução na incidências de doenças. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, e também no Brasil, sendo considerado o Patrono da Enngenharia Sanitária Brasileira.

Nascido em Campos dos Goytacazes, foi responsável pela construção do Canal Campos-Macaé, concluída em 1861 e com 109 km de extensão, considerado o segundo maior canal artificial do mundo atrás apenas do canal de Suez com seus 163 km. O canal fluminense foi considerada a maior obra de engenharia do país no séc XIX

Apesar de sua origem, a população de Campos dos Goytacazes/RJ desconhece sua importância, e o Seminário vem trazer sua relevância como cidadão para o conhecimento e reconhecimento das mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense.

Como evento paralelo, no fechamento do Seminário Saturnino de Brito ocorrerá a cerimônia de entrega dos homenageados pela honraria Medalha de Mérito Ambiental Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, àqueles que se destacaram por suas boas práticas sustentáveis.



.
Ação de fomento aos eixos de ação
PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
.
NÓS
CONTRIBUIMOS!
.

Créditos
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário