Seminário Regional de Gestão Territorial Sustentável (GTS)


Programas e Projetos > Programa Olhos d'Água > Seminário Regional de Gestão Territorial Sustentável



Nos dias 13, 14 e 15 de junho, celebrando dia mundial do meio ambiente comemorado em 05 de juno, se realizará o Seminário Regional de Gestão Territorial Sustentável, sob a organização da Ecoanzol.

O Seminário Regional lança na região o Programa de Gestão Territorial Sustentável "Olhos d'Água", iniciando os debates acerca do desenvolvimento territorial orientado pelas quatro vertentes da sustentabilidade: Ambiental, Social, Economica e Cultural.

O evento considera conjuntamente as regiões Norte e Noroeste Fluminense e a bacia hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana como foco de ação, considerando a definição da bacia hidrográfica como unidade de planejamento pela lei das águas (Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997).

O seminário apresentará as diretrizes do programa "Olhos d'Água", bem como as ações propostas para o desenvolvimento local/regional, trazendo a política pública de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como referencial.

Estarão reunidas a sociedade civil, empresas, e os maxímos representantes do poder público local para debater as grandes questões influenciadoras do desenvolvimento local e regional.

O ponto alto do evento será a assinatura das Cartas de Adesão ao programa sustentável da Ecoanzol, firmando parcerias em compromissos bilaterais e multilaterais em prol das ações propostas, tendo como referencial os recursos hídricos.

A Estratégia do Pagamento por Serviços Ambientais

O recente período de estiagem prolongada (2014 a 2016) da bacia do rio Paraíba do Sul tornou ainda mais frágil as necessidades hídricas da região, frequentemente atingidas pelos ciclos de cheias e seca. Somado a isso há a terceira transposição do rio Paraíba do Sul em São Paulo, com a redução de vazão do rio federal a médio prazo, com efeitos desastrosos a nossa região da foz.

Nesse contexto a proteção de nascentes e corpor hídricos ganha maior importância, e a ferramenta PSA se mostra como importante estratégia para o desenvolvimento territorial sustentável em volta da água.

O evento traz o PSA Hídrico nos moldes do projeto em execução em Carapebus/RJ pela Ecoanzol, Prefeitura Municipal e comunidade carapebuense como promotora de desenvolvimento modelo. O Projeto "Olhos d'Água" PSA é ação orgânica do Programa "Olhos d''Água.

A política pública de PSA em Carapebus/RJ atua como indutora de desenvolvimento local com base social. O Seminário propõe a replicação da experiência para toda a região. O desenvolvimento será fomentado e iniciado pelo PSA, com a estruturação em torno das questões locais e/ou regionais para cada município/grupo de municípios conforme termos pactuados pela adesão municipal ao programa "Olhos d'Água".

EVENTOS ASSOCIADOS

O Seminário Regional de Gestão Territorial Sustentável conta com a realização de três eventos : dois paralelos e um antecedente.


A Feira Sustentável Solidária "Luxo do Lixo" movimentará a economia paralela com foco no reaproveitamento. A participação de artesãos, artistas, agricultores, comunidades quilombolas, pescadores, dentre outros atores permitira a integração da comercialização solidária de produtos diversos, desfile de moda alternativa, apresentação cultural, gastronomia, circulação de moeda solidária, dentre outras atrações.

O evento, paralelo ao seminário, é parte do know-how da Ecoanzol e ação orgânica do programa "Olhos d'Água".


A Mostra fotográfica "Nosso Ambiente em Fotos: Integrando Olhares" é iniciativa do Observatório Soberania Ambiental, visando integrar o conhecimento do ambiente regional pelo olhar oculto de cada pessoa através da fotografia. A temática dessa primeira edição é "Água. Fonte de vida", retratando a importância dos recursos hídricos em nossa sobrevivência, e a necessidade de zelarmos por esse bem comum.

A mostra apresentará fotografias dos corpos hídricos da região em espaço multimídia próprio no Seminário Regional de Gestão Territorial Sustentável.

O Observatório Soberania Ambiental é ferramenta aglutinadora de dados regionais do Norte e Noroeste Fluminense, sob a coordenação do Eng. Agrônomo Marcelo dos Santos Ferreira e Luiza F. Salles (pela Ecoanzol).

O Torneio de Pesca ao Robalo do rio Paraíba do Sul - Campos dos Goytacazes/RJ é evento de pesca esportiva com realização na semana anterior ao seminário, 09 e 10 de junho. O evento, parte do calendário estadual é fruto da articulação da Ecoanzol junto a Federação Estadual de Pesca Esportiva do Rio de Janeiro trazendo força a modalidade esportiva tão potencial no litoral, rios e lagoas da nossa região. A expectativa é de inscrição de até 60 equipes, segundo organização do evento.

O torneio vem coroar o trabalho desenvolvido nos dias anteriores pelo seminário, fechando com chave de ouro as comemoração da semana mundial do meio ambiente da Ecoanzol.

Créditos
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário