Ecoanzol e a ONU

Início > >Institucional > Ecoanzol e a ONU

A Ecoanzol anuncia seu compromisso com as dez metas para o desenvolvimento do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)




O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.

É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Ser aceito nessa rede vem coroar o trabalho da Ecoanzol em seus 11 anos de existência, quando mesmo sem perceber contribuiu para desenvolvimento social, econômico e ambiental da região Norte Fluminense.

Acompanhe nossa Linha do Tempo:

2005 a 2015 - Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio
Atuamos no apoio aos Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio,constituído de 08 eixos:

1) Redução da Pobreza
2) Atingir o ensino básico universal
3) Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4) Reduzir a mortalidade na infância
5) Melhorar a saúde materna
6) Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7) Garantir a sustentabilidade ambiental
8) Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento


Contribuimos de forma transdiciplinar a diversos eixos, mas em especial com a garantia da sustentabilidade ambiental, eixo 7.
.
2006 a 2015 - Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida”
O período foi finalizado com a década da água, quando iniciamos o nosso programa Olhos d'Água pelo Projeto de PSA Hídrico em Carapebus/RJ, comemorando nossos 10 anos de existência com essa importante ação socioambiental no fim da maior seca da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.
.
2016 - Ano Internacional do Entendimento Global
Com os desdobramentos do trabalho de sensibilização e mobilização dos Carapebuenses, nosso projeto de PSA figurou na Conferência Internacional Sul-Americana Territoriedades e Humanidades, ocorrido na UFMG em Belo Horizonte.

Nossa metodologia de ação apoiada na Gestão Integrada do Território promoveu nosso projeto no cenário sulamericano, com vistas a participação na Conferência Mundial a se realizar em Liége, Bélgica em 2017.
.
2016 a 2030 - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
Sob a luz do Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, lançado pela ONU em 2015, fortalecemos as bases de nossa gestão sócioambiental do território Norte Fluminense, e lançamos as bases de nosso Programa de Gestão Integrada do Território Olhos d'Água, com experiência piloto pelo projeto de PSA hídrico em carapebus/RJ.

Inauguramos com grande sucesso a pedra fundamental de antigo e ambicioso projeto da Ecoanzol para nossa região, o Programa de Educaçao Ambiental "Da Nascente a Foz ... O que eu tenho a ver com isso?". Realizado em São João da Barra/RJ o projeto piloto apresentou a realidade de nossos recursos hídricos, conscientizou e marcou o início de um grupo totalmente próprio de jovens em nossa região, animados e engajados pela temática ambiental.


Com esses dois programas contribuiremos com os objetivos 6 e 15 dos ODS.




Com olhar a frente, seguimos com nosso trabalho contribuindo de nossa maneira para o desenvolvimento sustentável de nossa região.


--

Nenhum comentário :

Postar um comentário