segunda-feira, 2 de março de 2020

Ecoanzol consegue vaga no CERHI-RJ

Encontro de entidades no Conselho Nacional de Recursos Hídricos em 5 nov. 2019

A Ecoanzol em 10 de março de 2020 tomará posse de sua cadeira no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro para o mandato de 2020-2023. Será a posição de destaque mais recente, desde sua posse no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em 2019.

Na data haverá o Fórum do Processo Eleitoral do CERHI-RJ, definindo as posições de titulares e suplentes para as 32 vagas do conselho. O encontro será no auditório do INEA/SEAS, na Av. Venezuela nº 110 - Rio de Janeiro/RJ, velha conhecida dos gestores de recursos hídricos. A Ecoanzol ocupará uma das 9 vagas destinadas a seu segmento, que somadas ao Poder Público (9), Usuários de Águas (9) e Comitês de Bacias (5) compõem o plenário estadual.


Na ocasião também serão definidas a Presidência, Vice-Presidência e Secretaria Executiva do conselho. A atual diretoria, do mandato 2017-2020, tem a seguinte composição:

• Presidente: Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas;
• Vice-Presidente: Friedrich Wilhelm Herms;
• Secretária Executiva: Diane Varanda Rangel.


Com essa conquista a Ecoanzol está presente em todas esferas e formas de representação no tema recursos hídricos, com participação no plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH BPSI), Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro, Comitê de Integração da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Vale ressaltar que desde 2018 a Ecoanzol também fez parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carapebus/RJ e mais recentemente foi convidada ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Quissamã/RJ.

Experiência em gestão dos recursos hídricos

Desde 2009 a Ecoanzol vem atuando de forma direta ou indireta no setor de recursos hídricos.

1) A ONG realiza desde 2009 torneios e ações ligadas a pesca sustentável, aliada a preservação das espécies de fauna e dos ecossistemas fluviais e marinho. O ponto alto desse tema foi o I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo no rio Paraíba do Sul em 2017, seguido de sua segunda edição em 2018 e sucesso dos Circuito de Pesca de Praia em sua segunda edição anual em 2020 nos municípios de Quissamã/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ e São João da Barra/RJ.

2) Desde sua criação em 2009 o CBH BPSI conta com a participação ativa da Ecoanzol, membro de sua diretoria colegiada por dois mandatos de 2011 a 2015;

3) Apoiada pelo CBH BPSI a Ecoanzol teve projeto vencedor de edital de Pagamento por Serviços Ambientais Hídrico do CEIVAP, realizando desde 2015 o projeto "Olhos d'Água" com ações de intervenção ambiental na recomposição florestal e conservação de remanescentes em Áreas de Preservação Permanente de corpos hídricos e nascentes em Carapebus/RJ, com vias ao repasse do PSA pelo poder público municipal;

4) Alinhado ao ODS 6 da ONU a Ecoanzol realizou em 2017 o I Seminário de Saneamento Básico Saturnino de Brito, reunindo profissionais, pesquisadores, estudantes e entidades relacionados ao tema água e saneamento no Instituto Federal Fluminense.

5) Pelo trabalho realizado no projeto "Olhos d'Água", destacado pela mobilização social e fomento a participação de todos os agricultores envolvidos nas etapas executadas, a Ecoanzol recebeu o prêmio Água concedido pela AGEVAP aos principais atores e instituições e iniciativas que marcaram os 15 anos da Associação.

6) Somada de forma transversal a todas essas ações a ONG vem desenvolvendo a educação ambiental, seja na formação de capital humano durante as ações do projeto "Olhos d'Água", seja nos projeto de Educação Ambiental (PEA) "Da Nascente a Foz: O que eu tenho a ver com isso" alinhado a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, e no PEA "Pegadas na Restinga" ligado a preservação da restinga e ecossistemas associados como as lagoas costeiras a exemplo da lagoa do Acú.


.
Ação de fomento aos eixo de ação
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
PESCA SUSTENTÁVEL
.
NÓS
CONTRIBUIMOS!
.

Créditos
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário