Tarde de homenagens da Medalha de Mérito Ambiental Francisco Saturnino Rodrigues de Brito em 2017

segunda-feira, 28 de agosto de 2017


A Cerimônia de Entrega da Medalha de Mérito Ambiental Francisco Saturnino Rodrigues de Brito da Ecoanzol encerrou com chave de ouro a jornada do saneamento básico regional iniciada as 10h de 25 de agosto de 2017, a com o I Seminário de Saneamento Básico Saturnino de Brito. A cerimônia, iniciada por volta das 17h, acolheu com simplicidade seus 9 homenageados da primeira edição.


A professora Teresa de Jesus Peixoto - Vice-Reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, representada por sua doutoranda Maria Alice Ribeiro de Oliveira Pohlmann, foi homenageada pela categoria Honra em honra post mortem ao patrono. Sua pesquisa sobre a vida e projetos do engenheiro a qualificou a representa-lo na seção solene.

Na categoria Especial.  em honra aos atores do desenvolvimento por boas práticas na área de saneamento básico, foram homenageados:

1) O Eng. Agrônomo Felipe da Costa Brasil - Professor da Universidade Veiga de Almeida, por sua vasta participação em pesquisa, ensino e extensão nos temas ambientais, em especial o projeto piloto  de saneamento rurarl desenvolvido na região hidrográfica do rio Guandu.
2) A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul - Agevap, representada por seu Diretor Presidente Andre Luis de Paula Marques, por sua ativa participação na gestão dos recursos hídricos e saneamento básico na bacia do rio Paraíba do Sul e bacias afluentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e
3) O Instituto Trata Brasil, representado por seu Coordenador de Comunicação Rubens Amaral Ferreira Filho, por seus 10 anos de expertise na gestão de dados em saneamento básico.

Na categoria Principal, por suas boas práticas em prol da sustentabilidade na região Norte e Noroeste Fluminense, foram homenageados:

1) Otony Francisco Faria Junior, Secretário Municipal de Defesa Civil de Santo Antônio de Pádua/RJ, na subcategoria "Pessoa";

2) O Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste Fluminense - COSEMMA-NF, representado por Juarez Noé da Rocha - Secretario de Meio Ambiente de Cardoso Moreira/RJ e Presidente da entidade, na subcategoria "Entidade";

3) A Prefeituras Municipais de Carapeus e Italva/RJ, pela subcategoria "Boa Prática", pela implementação da política pública municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

A Prefeita Municipal Christiane Miranda de Andrade Cordeiro abrilhantou o evento com grande comitiva de assessores e secretários municipais.

Não houve representação da Prefeitura Municipal de Italva/RJ, sendo representada pelo presidente do COSEMMA-NF.

Por fim, na categoria Agradecimento foi homenageado o Instituto Federal Fluminense, por seus quase 108 anos de ações em prol do desenvolvimento regional em todas as áreas de conhecimento, representado por Edilamar Viana da Silva, Diretora de Políticas da Educação e Desenvolvimento de Pessoas.

Agradecemos a presença do público em especial dos jovens e estudantes. Suas vozes renovadas pela sustentabilidade, os transformam nos futuros articuladores e tomadores de decisão em prol do desenvolvimento sustentável.

Saudamos por fim nossos apoiadores, entidades que nesses 12 anos muito apoiam nossas ações. O Instituto Federal Fluminense, pela parceria de longa data, sempre trocando com a Ecoanzol, promovendo a integração academia-campo e inserindo a ONG no ambiente técnico-educacional que mantém. O CBH BPSI que desde sua fundação abriga as ações ambientais da Ecoanzol, apoiando técnica, politica e por vezes financeiramente, como atua hoje junto ao projeto de PSA "Olhos d'Água" em Carapebus/RJ. O Rotary Club Internacional São Salvador - Campos dos Goytacazes/RJ, parceiro sempre presente nos eventos da ONG. Sempre contribuindo com os importantes momentos da Ecoanzol, em seu esforço na promoção do desenvolvimento sustentável.


.
Ação de fomento aos eixos de ação
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
.
NÓS
CONTRIBUIMOS!
.

Créditos
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário