I Torneio Ecoanzol de Pesca no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (2017)

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Início > Notícias > I Torneio Ecoanzol de Pesca no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento (2017)
Temas Correlacionados: Eventos


O I Torneio Ecoanzol de Pesca Embarcada ao Robalo no rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes/RJ está alinhado com as metas do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2017.

O torneio traz a pesca esportiva, pesca com seu viés sustentável, como fomento para o esporte nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, corroborando para o turismo da pesca, visto as potenciais da região. Dentre as especies esportivas presentes na região destacamos o robalo (Centropomus sp) e a piabanha no rio Ururaí e sistemas aquáticos associados.

O publico potencial de pescadores esportivos pode gerar divisas ao município, com benefícios a rede hoteleira, comercio local, serviços, bem como pela geração de renda às comunidades ribeirinhas que se relacionem diretamente com o turista.

Associado a fator econômico há a preservação das águas e biodiversidade de fauna e flora locais, como fatores essenciais a manutenção do ecossistema gerador da atividade de pesca esportiva, atendendo a vertente ambiental da sustentabilidade. A cultura local, no contexto da circulação de turistas ganha possibilidades de valorização, visto a mesma conter os elementos únicos dos habitantes e sua relação com o território. Por fim, considerando que o coração do desenvolvimento são as pessoas protagonistas da própria história, fecha-se o ciclo da sustentabilidade em suas quatro vertentes: Ambiental, Social, Econômica e Cultural.

Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade econômica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.

Em sua proclamação do Ano Internacional, a ONU declarou: “Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

I Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo no rio Paraíba do Sul em Campos dos Goytacazes/RJ



Estão abertas hoje as inscrições para Torneio no valor de R$ 200,00 por equipe de dois atletas, a ser recolhido como depósito identificado ou transferência bancária pela conta da Caixa Econômica Federal (104) ag: 0180 cc: 7613-3 op: 003, beneficiário: Ecoanzol.
O comprovante de inscrição deverá ser anexado no formulário de inscrição on line. Caso a seção do site não carregue acesse o link direto ao formulário.

Conheça o regulamento e se precisar de maoires informações acesse a seção do torneio, ou contate-nos pelo e-mail ecoanzol@ecoanzol.org.br.

.
Ação componente dos eixos de ação
PESCA SUSTENTÁVEL
POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
.
.
NÓS
CONTRIBUIMOS!
.

Créditos 
Texto e Edição final por Marcelo dos Santos Ferreira

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário