Projeto Tamar em parceria com a Ecoanzol soltam filhotes de tartarugas no Farol de São Tomé

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Início > Notícias Projeto Tamar em parceria com a Ecoanzol soltam filhotes de tartarugas no Farol de São Tomé

O objetivo da ação é conscientizar a população da importância de preservar espécies e o meio ambiente



Veranistas e moradores da praia de Farol de São Tomé, acompanharam no último sábado, 4 fev., da soltura filhotes  de tartarugas da especie Caretta caretta, monitorados pela equipe do projeto Tamar. A ação ambiental contou com a participação de integrantes da Ecoanzol, que vem ajudando na preservação do meio ambiente nas regiões Norte e Noroeste do estado. 

A ação atraiu a atenção de adultos e principalmente das crianças que acompanharam de perto do processo de soltura dos filhotes de tartarugas. Só na tarde do sábado, cerca de 40 filhotes foram soltos. Segundo Daniela Torres, coordenadora  e bióloga do projeto Tamar, por ano são soltas cerca de 85 mil filhotes.
"No entanto, poucas conseguem chegar a idade adulta, já que muitas sofrem  com a ação dos predadores naturais ou acabam morrendo presas as redes de pescadores"Comentou Daniela Torres

Luiza F. Salles, Presidente da Ecoanzol, falou da importância de participar dessa ação e do compromisso socioambiental que a ONG tem junto as comunidades onde atua.

"Nosso objetivo é levar informação e cursos de qualificação que tem por objetivo mostrar e conscientizar a população, que cada cidadão  tem responsabilidade e o direito de ajudar na preservação do meio ambiente"Destacou Luiza F. Salles.

A Ecoanzol doou mudas de árvores para a população.

"Entendemos que o meio ambiente tem como se regenerar desse processo de degradação, com a ajuda e conscientização da população. No município de Carapebus/RJ estamos conseguindo recuperar nascentes com a participação dos produtores rurais."
Exemplificou Luiza F. Salles

As ações desenvolvidas na praia campista têm por objetivo conscientizar a população, e faz parte da Eco BodyBoard Verão 2017 Farol, que entre as atividades esportivas busca o apoio da populaçao.

Na ação ambiental do evento destacamos a participação de Rodrigo Gaião, Biólogo Marinho e especialista em Recuperação de Vegetação de Manguezal, e Camilla Lirio, Bióloga especialista em Educação Ambiental para Comunidades Tradicionais. Esses profissionais integram a ONG Guardiões do Mar, atuante na Baia da Guanabara - Rio de Janeiro/RJ. O contato e afinidade de objetivos em prol do ambiente aproximou as ONGs, que já firmaram intenção de atuação em parceria em projetos futuros.


Fotos do evento.

























Créditos 
Texto de Jo Siqueira com colaboração de Marcelo dos Santos Ferreira
Edição Final por Marcelo dos Santos Ferreira
Fotos de Marcelo Fernandes da Silva

--

Nenhum comentário :

Postar um comentário