Ecoanzol e ANFEA começam os trabalhos da sede sustentável do Assentamento 25 de março

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017


Início > Notícia > Ecoanzol e ANFEA começam os trabalhos da sede sustentável do Assentamento 25 de março


Em 03 fev. 2017 iniciaram oficialmente as primeiras ações da parceria firmada entre a Ecoanzol e a Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos - ANFEA. Como primeiro resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado em 30 jan. 2017 será elaborada uma planta baixa sustentável para a sede do Assentamento 25 de março em Carapebus/RJ. A construção terá foco na bioarquitetura, com o desenvolvimento das linhas de turismo rural de base comunitária.

O projeto que se inicia foca na associação das vertentes cultural e social do Programa de Gestão Territorial Socioambiental "Olhos d'Água", que visa promover o desenvolvimento local e regional através das quatro vetentes da sustentabilidade: Ambiental, Econômica, Social e Cultural. O programa institucional "Olhos d'Água" adapta os conceitos e princípios da Gestão Integrada do Território, adicionando elementos novos reconhecidos pela prática junto aos atores sociais e econômicos da regiao Norte e Noroeste Fluminense, em especial do município de Carapebus/RJ

A escolha do local alvo da ação se deve a boa relação construida com a comunidade do Assentamento 25 de março, surgida a partir das atividades do projeto de PSA "Olhos d'Água" em andamento, viabilizado por recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos disponibilizado pelo CEIVAP e CBH BPSI.

Através da relação social estabelecida, conhecendo o potencial de organização e gana da comunidade na produção sustentável e solidária, o desenvolvimento de ações foi se intensificando, fazendo da comunidade de assentados a área piloto do programa "Olhos dÁgua" e da primeira ação da parceria Ecoanzol e ANFEA.

Com a presença de José Ernani Alves, presidente da ANFEA, foi realizada visita de campo no Assentamento 25 de março, a fim de promover o nivelamento de conhecimento sobre a área da intervenção do projeto. De posse das informações foi iniciada a primeira ação do plano de trabalho firmado entre as entidades.

Além de José Ernani estiveram presentes Luiza F. Salles e Marcelo Fernandes da Silva, pela Ecoanzol, e Sueli Costa e Silva, presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento 25 de março.

Algumas fotos do momento












.
Ação integrante do Termo de Cooperação Técnica firmado entre Ecoanzol e ANFEA
.


Créditos
Texto e Edição final: Marcelo dos Santos Ferreira
Imagens por Luiza Salles e Marcelo Fernandes


--

Nenhum comentário :

Postar um comentário