Ecoanzol é signatária do Pacto Global da ONU

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Início > >Institucional > Ecoanzol e a ONU


A Ecoanzol, por seus 11 anos de trabalho sempre alinhados com as metas e objetivos da ONU, submeteu seu nome ao Pacto Global da ONU. A resposta positiva veio dia 14 de dezembro de 2016, com a inserção da entidade na listagem internacional de parceiros do pacto.

Com o pacto a Ecoanzol pode utilizar o selo que marca o compromisso com os 10 princípios elencados pela ONU, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Direitos humanos

Princípio 1 : As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
Princípio 2 : certificar-se de que eles não são cúmplices de abusos dos direitos humanos.

Trabalho

Princípio 3 : As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
Princípio 4 : a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
Princípio 5 : a abolição efetiva do trabalho infantil; e
Princípio 6 : a eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação.

Meio Ambiente

Princípio 7 : As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
Princípio 8 : desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
Princípio 9 : incentivar o desenvolvimento ea difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Anti-Corrupção

Princípio 10 : As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Ser aceito nessa rede vem coroar o trabalho da Ecoanzol, que ao dar sua contribuição para desenvolvimento social, econômico e ambiental da região Norte Fluminense, também atingia metas nacionais junto aos acordos junto a ONU, dos quais o Brasil é signatário.

Tendo como norte a meta do milênio: "Pensar global. Agir local." nos enquadramos nas seguintes ações da ONU nos últimos onze anos.

2005 a 2015 - Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio 2006 a 2015 - Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida”
.
2016 - Ano Internacional do Entendimento Global 2016 a 2030 - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Para maiores informações acesse "A Ecoanzol e a ONU".

O PACTO GLOBAL

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.

É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.



Com olhar a frente, seguimos com nosso trabalho contribuindo de nossa maneira para o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Agradecemos a todos os parceiros, que nesses onze anos tornaram essa conquista possível

Créditos Texto e Edição final: Marcelo dos Santos Ferreira
--

Nenhum comentário :

Postar um comentário