Confraternização de fim de ano em Carapebus/RJ

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016


Início > >Notícias > Confraternização de fim de ano em Carapebus/RJ


Em 19 de dezembro a Ecoanzol comemorou com a comunidade de Carapebus e seus parceiros o ano de 2016. O ano foi a chave para o desenvolvimento do projeto "Olhos d'Água" - Carapebus com a produção de informações essenciais ao planejamento das ações para 2017, segundo plano de trabalho acordado junto a Agevap/Ceivap-CBH BPSI (Gestora executiva e financiadores do programa de PSA Hìdrico Ceivap).

Foram coletados dados, gerados mapas, e aprovados relatórios junto aos gestores do fomento recebido. Todo esse trabalho só foi possível graças ao sinergismo da sociedade carapebuense, que acolheu mais uma vez a Ecoanzol em sua meta de promover o desenvolvimento segundo o lema da conferência Rio-92: Agir localmente, pensar globalmente.

Foi um período de aprenzidado e crescimento socio-institucional, onde a Ecoanzol através de uma equipe multidisciplinar lancou as bases de seu grande programa de desenvolvimento regional com visão global, tendo como piloto Carapebus e a proteção de suas áreas de preservação permanente (APPs) com fomento do Ceivap e CBH BPSI.

O ano se encerra com a assinatura dos contratos entre a Prefeitura Municipal de Carapebus/RJ e os 27 produtores habilitados e hierarquizados, segundo trabalho realizado pela equipe Ecoanzol, ratificado pelo poder público municipal, parceiro na elaboração do projeto, e homologado na Unidade Gestora do Projeto (UGP).

O ano que segue, 2017 será de muito trabalho, com a aquisição de mudas e plantio a ser feito pelos próprios produtores beneficiados, segundo planejamento acordado entre todos os atores envolvidos.

Para coroar esse prazeroso trabalho junto a Carapebus, em 19 de dezembro, realizamos nossa confraternização de fim de ano.

Com a presença de mais de 80 pessoas foi apresentado o projeto "Olhos d'Água", seu inicio, situação atual, e a importância da mobilização e sensibilização para  construção da política pública de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), tendo como característica principal a participação de todos os atores envolvidos como protagonistas da história que está sendo escrita.

Apresentamos em três seções ao longo do dia o vídeo "Terra Nostra", produção dedicada a realidade hídrica do município de Carapebus, ressaltando a força da comunidade envolvida nas ações do projeto "Olhos d'Água" para a transformação desse cenário, em especial pelo período pós crise hídrica 2014-2016 que se inicia. O vídeo é um produto institucional que resume as ações ambientais do principal projeto da Ecoanzol em 2016.

O evento contou com a presença de parceiros, amigos e de autoridades, como os agricultores beneficiados pelo projeto; Marcus Eugênio Lembruber Porto, representando a Prefeitura Municipal de Trajano de Morais; Danielle Christian Ribeiro Barros, Delegada da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead, antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA no Rio de Janeiro;  Janine Magalhães Martins, Superintendente Regional da Companhia Nacional do Abastecimento - CONAB no Rio de Janeiro; Lilia Chaves Esteves, eepresentante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da gestão atual da Prefeitura Municipal de Carapebus (2013-2016); Eduardo Cordeiro, representando a Prefeita Municipal eleita de Carapebus - Cristiane Cordeiro (gestão 2017-2020) e João Gomes de Siqueira, Diretor Presidente do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH BPSI).

Para retratar a realidade do projeto ao longo de 2016, e traçar as perspectivas para 2017 alguns atores desse processo deixaram seus depoimentos.

A realidade da comunidade rural foi apresentada por Sueli Costa da Silva, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento 25 de Março, região  com maior número de beneficiários do projeto, representando a todos os produtores atingidos direta ou indiretamente. Sueli trouxe a todos um pouco da história do assentamento 25 de março, pela participação de outros atores para o desenvolvimento local, e pela participação da Ecoanzol com o projeto "Olhos d'Água".
Nós estávamos esquecidos naquele lugar ... abandonado a propria sorte ... Vai começar um novo governo ... Façam alguma coisa por nós ... Precisamos de amparo ...
Mensagem as autoridades presentes
Obrigado por não terem desistido de nós.
Mensagem a Ecoanzol
Sueli Costa da Silva
A expectativa da gestão municipal que se inicia em 2017 para com o projeto foi expressada pelas palavras de Eduardo Cordeiro, representante da Prefeita Eleita Cristiane Cordeiro. Ele destacou a importância de um trabalho como o desenvolvido pela Ecoanzol, visto a durabilidade de ações ambientais como essa. Ele destacou a manutenção feita no córrego da Maricota, na ocasião que ocupava o cargo de prefeito,, que segundo ele ate hoje é o ponto de abastecimento de água do município.
Vamos cuidar para que Carapebus recupere o tempo perdido e o progresso possa acontecer.
Eduardo Cordeiro
A parceria pelo desenvolvimento regional foi o tema da participação de João Gomes de Siqueira, Diretor Presidente do CBH BPSI, parceiro da Ecoanzol desde o início do projeto, além do fomento de R$ 200.000,00 do montante a ser investido em Carapebus/RJ.
Apoiamos e defendemos o trabalho da Ecoanzol na defesa do primeiro projeto de PSA do interior do estado do Rio de Janeiro ...
João Gomes de Siqueira
Danielle Ribeiro, Delegada da Sead, destacou a importância do projeto, visto a realidade por ela observada durante visita a propriedades rurais em Carapebus junto a produtora Virgimar Cler do Assentamento 25 de Março. Ela destacou a manutenção no estado do montante de R$ 600.000,00, valor que seria devolvido ao final do ano mas com ação revertida por articulações da secretaria. Segundo ela isso deveu-se a falta de projetos para aplicação do recurso, e destacou o investimento já feito em projetos com pouco alcance social, em comparação ao projeto "Olhos d'Água", por não haver projetos com essa proposta apresentados para captação de recursos. Ela reafirmou o compromisso com o projeto, definindo os papeis de cada um.
Nosso papel é reafirmar o trabalho de vocês, para que os projetos possam tramitar em Brasília. Vocês escrevam seus projetos, inscrevam no SINCOV e passem a bola para nós ...
Danielle Christian Ribeiro Barros
No rico espaço de debate, a Ecoanzol apresentou suas propostas para a gestão integrada do território:

Vamos tentar estabelecer um trabalho que nos conduza a uma ação integradora, onde as políticas públicas encontrem seu eixo nas três esferas de governo, e efetivamente consigam cumprir seu papel no desenvolvimento social, econômico e ambiental ...
Assim a política pública de PSA poderá induzir desenvolvimento sustentável.

Luiza Figueiredo Salles - Diretora Presidente
Estamos desenvolvendo uma tecnologia social ...
Marcos Franco Machado - Diretor Executivo
A Ecoanzol tem 11 anos de existência, e muitas atividades foram realizadas como apoio a pesca artesanal, atividades de pesca esportiva, uma feira de sustentabilidade nos moldes da economia solidária chamada "Luxo do Lixo", um projeto piloto de educação ambiental com foco em recursos hídricos de grande sucesso realizado no município de São João da Barra/RJ. A proposta é aglutinar todas essas ações "hotspot" num grande programa institucional de gestão do Território, com base na metodologia da Gestão Integrada do Território desenvolvida por Luiz Oosterbeek do Insituto Politécnico de Tomar-Portugal e outros autores.
Marcelo dos Santos Ferreira - Gestor de Projetos

Ao final foi feita a entrega dos contratos assinados entre os produtores e Prefeitura Municipal de Carapebus/RJ, firmando a relação para a remuneração pela preservação/conservação das APPs estabelecida pela política de PSA.

O evento foi marcado pela descontração. A interação social, marca do trabalho realizado pela Ecoanzol, esteve presente durante as atividades, nas apresentações, no espaço comum com a mostra fotográfica e feirinha de produtos locais, e no coquetel de encerramento.

Agradecemos em especial aos parceiros e a equipe Ecoanzol, pois juntos fizemos nossa parte nesse ano de 2016, e em 2017 faremos muito mais.

Equipe: David Roggevan, Jéssica Felipe, Tattiana Salles, Marcelo Fernandes,
Luiza Salles, Ililza Confessor, Marcos Machado e Marcelo Ferreira

Não presente na foto, mas membro dessa maravilhosa equipe temos o Gledson Angra.



Veja algumas fotos de nossa confraternização.















Créditos Texto e Edição final: Marcelo dos Santos Ferreira --

Nenhum comentário :

Postar um comentário