Encerramento do Programa de Educação Ambiental "Da Nascente a Foz ... O que eu tenho a ver com isso? em São João da Barra/RJ

sexta-feira, 25 de novembro de 2016



Nesse dia 24 de novembro foi dia de encontros e reencontros, proporcionados pela volta do Programa "Da Nascente a Foz ... O que eu tenho a ver com isso?" em São João da Barra/RJ.

Os estudantes, direção e equipe pedagógica do Colégio Estadual Alberto Torres em São João da Barra novamente receberam a equipe do programa de educação ambiental para a devolutiva da sistematização do riquíssimo trabalho ocorrido em junho desse ano.

Nesse retorno foram apresentados os produtos gerados a partir da experiência lúdica do primeiro momento com poesia, fotografia, teatro do oprimido, desenhos e muita animação. Um dos pontos altos foi a apresentação do vídeo resumindo a oficina inicial.

Contamos com a presença de pessoas muito importantes na caminhada desse projeto como nossos companheiros João Gomes Siqueira, Hilário Magalhães Diretores do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH BPSI); Zenilson Continho, Diretor do CBH BPSI e representante do Rotary Clube de Campos dos Goytacazes - São Salvador; dos visitantes Joaquim Leonardo Valim, Diretor Presidente do CBH Médio Paraíba do Sul, e colegas gestores das águas da região hidrográfica do Médio Paraíba do Sul; Aluízio Siqueira, presidente da Câmara de vereadores de São João da Barra, que tem acompanhado de perto o desenvolvimento das etapas propostas pelo projeto; dentre outros.

Destacamos participação que veio a abrilhantar ainda mais nosso evento: o Zé do Paraíba. Nosso visitante, com grande estilo, interagiu positivamente com todos, corroborando com nossa proposta participativa e livre de construção da educação e identidade ambiental. Ele palestrou a todos e respondeu perguntas dos estudantes, apresentando seu grande conhecimento sobre nosso querido manancial. No final ainda posou para fotos.

Agradecemos em especial ao Colégio Estadual Alberto Torres, que nos recebeu e empreendeu muitos esforços na realização dessa etapa da proposta de educação ambiental da Ecoanzol, nas pessoas de seu diretor Alanildo ,coordenadores e professores, e de forma mais que especial aos estudantes que lotaram os espaços nos dois momentos do projeto.

Somos gratos a todos os que estiveram presentes nesse momento final do programa em São João da Barra/RJ,contribuindo para a transformação de um encontro num momento único de aprendizado e troca.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL




Utilizando do rico momento de conscientização ambiental marcado nesse 24 de novembro de 2016, a Ecoanzol reafirma seu compromisso com educação ambiental participação, livre e continuada, lançando oficialmente seu Programa Institucional de Educação Ambiental "Da Nascente a Foz ... O que eu tenho a ver com isso?".

Nossa proposta é agir de forma local e itinerante, levando as bases da educação de cunho ambiental para a geração de conscientização e formação de cidadãos mais responsáveis no trato do ambiente do qual somos parte integrante e modificadora.

O programa é parte do planejamento estratégico da ONG para 2017, que já conta com o Programa de Gestão Integrada do Território Olhos d'Água cujo projeto piloto é o PSA Olhos d'Água em Carapebus/RJ.

O programa de educação ambiental tem as ações de São João da Barra como projeto piloto, com vistas a expandir ações em todo o território Norte-Noroeste Fluminense e arredores.

Veja as fotos do evento.















Créditos Texto e Edição final: Marcelo dos Santos Ferreira
--

Nenhum comentário :

Postar um comentário