Projeto Olhos d'Agua Carabepus/RJ - Nosso projeto piloto de PSA

domingo, 1 de fevereiro de 2015


Em 2014 a Ecoanzol ganhou um importante parceiro, o município de Carapebus/RJ. A municipalidade representada pelo poder executivo, em uma articulação local bem estruturada junto a Ecoanzol levaram o município a possibilidade de receber recursos do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) com foco em recursos hídricos do Comitê de Integração da bacia hidrografica do rio Paraíba do Sul (Ceivap).

A Ecoanzol foi convidada a elaborar o projeto que ficou em segundo lugar na região hidrográfica do baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, com o município de Italva na primeira posição. A Ecoanzol foi contemplada com recursos na ordem de 1 milhão de reais, com o complemento de 300 mil do  Comitê de bacia hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH BPSI),

O município, mobilizado pelo edital do Ceivap deu uma belíssima amostra do que é governança, conectando entidades públicas e privadas em prol de um projeto ambiental para todo o município. O trabalho apenas começou, pois a articulação feita já permite a Carapebus iniciar sua política pública municipal de PSA, como podemos ver em Extrema/MG, e muitos outros municípios, estados, e grandes regiões do Brasil.

As grandes empresas que estão se instalando no município, somado as empresas já instaladas, e a vontade política marcada pela aprovação da lei municipal de PSA, e a população que tem sua renda da terra e recursos hídricos como agricultores e pescadores, vem a compor as forças sociais e econônicas necessarias a implementação de uma política ambiental desse porte.

A Ecoanzol entra no processo executando a fase de recuperação ambiental de nascentes e margens de cursos d'Água, contribuindo com o sua expertise para auxiliar aos atores envolvidos nas ações necessárias para o desenvolvimento do PSA municipal.

A ONG com esse estímulo retomou projeto iniciado em 2013, reformulando-o como "Programa" e como meta de ação para os próximos anos. O programa Olhos d'Agua tem em Carapebus seu projeto piloto, aprendendo com as tradições locais, e ensinando o que tem aprendido com  seus 10 anos de jornada ambiental.

--
Equipe Ecoanzol

Nenhum comentário :

Postar um comentário